Abram espaço que Kyle Kuzma quer brilhar

Abram espaço que Kyle Kuzma quer brilhar
FacebookTwitterFacebook MessengerWhatsAppShare

Ala dos Lakers tem tudo para brilhar na NBA em 2017-18 (Foto: divulgação/Lakers Nation)

Calouro do Los Angeles Lakers está chamando a atenção do mundo da bola laranja com atuações de gente grande na pré-temporada

Quando se fala no time dos Los Angeles Lakers na atual temporada logo se pensa em Lonzo Ball, Brook Lopez, Brandon Ingram e etc. Porém, outro jogador vem chamando a atenção na NBA nessa pré-temporada: Kyle Kuzma – um nome muito pouco esperado. O ala dos Lakers foi selecionado na 27ª posição do último Draft pelo Brooklyn Nets e chegou em solo californiano depois de uma troca entre as equipes – sem nem um terço do holofote do outro draftado de LA, Lonzo Ball.

Kyle é natural de Flint, em Michigan e, segundo ele mesmo, é um lugar muito violento, onde a tentação de entrar para vida do crime bate na porta a todo momento. Mesmo assim Kuzma não cedeu às ruas e encontrou no basquete a saída para uma vida melhor. O ala chamava a atenção desde novo, mas foi no high school que ele estourou. Jogando pela equipe de Bentley High School, Kyle teve médias incríveis de 17.9 pontos, 14.4 rebotes, 3.8 assistências e 3.4 tocos por partida logo em seu primeiro ano.

Depois de sua passagem avassaladora pelo high school, Kuzma recebeu muitas ofertas de universidades da primeira divisão da NCAA. Entre elas estavam Connecticut, Iowa State, Tennessee, Missouri e outras. Porém, a jovem promessa de Michigan optou por vestir as cores da Universidade de Utah.

O ala de 2.06 metros e 100kg chegou a Utah em 2013, mas optou pela “redshirt” em seu primeiro ano por ter assinado tarde com a universidade. Redshirt nos esportes universitários americanos significa que o atleta ficará um ano sem poder disputar partidas oficiais pelo time. Essa condição se dá por diversos motivos, como o atleta não conseguir conciliar as demandas acadêmicas e as esportivas, por exemplo. Dessa forma, o atleta continua podendo treinar com a equipe normalmente e mantendo sua bolsa. Por isso, as equipes só utilizam desse benefício com atletas que tem um potencial acima da média.

Seus dois primeiros anos em Utah foram medianos. Mas na terceira temporada Kyle conseguiu mostrar todo seu potencial e obteve médias de 16.4 pontos, 9.3 rebotes e 2.4 assistências. Aproveitando a boa fase, o ala decidiu se declarar elegível para o Draft 2017.

kyle-kuzma-utah

Kuzma mostrando seu potencial pela Universidade de Utah. (Foto: Rick Bowmer/AP)

Apesar de seus bons números e de todo seu potencial, Kuzma não conseguiu se destacar nessa leva de calouros que, sem dúvidas, foi uma das melhores dos últimos anos. O ala foi selecionado no final da primeira rodada, na vigésima sétima posição, pelos Nets. Entretanto, foi trocado minutos depois com a tradicional franquia de Los Angeles, e foi vestir a jersey roxa e dourada.

Seu primeiro desafio com a pesada camisa dos Lakers foi a Las Vegas Summer League 2017, competição de verão em que os calouros dão suas primeiras mostras de habilidade. E como de costume em sua carreira, o camisa zero surpreendeu a todos e ajudou os Lakers a chegarem na final. No jogo do campeonato contra a equipe do Portland Trail-Blazers, Kyle Kuzma mostrou que além de talentoso também é decisivo. O jovem colocou sua equipe nas costas e garantiu o campeonato para Los Angeles com uma atuação de gala. Kyle terminou a partida com incríveis 30 pontos e 10 rebotes, e foi eleito o MVP da final da competição.

kuzma-mvp

Kuzma foi eleito MVP da final da Las Vegas Summer League depois de atuação de gala contra os Trail-Blazers. (Foto: Ethan Miller/Getty Images North America)

Depois de suas atuações impressionantes na Summer League, todos começaram a se perguntar quem era aquele jovem. Kyle foi conquistando seus holofotes aos poucos e agora nos jogos de pré-temporada mostrou de vez que merece muita atenção. O ala não tem sentido nem um pouco o peso da camisa dos Lakers e, mesmo em meio às derrotas da equipe, o calouro vem chamando a atenção da NBA com atuações de “gente grande”. O jogador de 22 anos vem ostentando médias de 19.5 pontos e 4 rebotes por partida nos jogos de preparação para a temporada regular. E já vem sendo considerado um dos maiores steals¹ dos últimos anos.

É claro que não dá para comparar Summer League e pré-temporada com toda a intensidade de uma temporada regular da NBA. Mas o que Kyle Kuzma mostrou ao mundo não se vê por aí todo dia. Um jogador especial, com um potencial imenso e capacidade de se transformar em um monstro com mais alguns anos de carreira. Então a recomendação é: olho no garoto!

Steals¹ – jogadores que são selecionados mais tarde no draft, mas que mostram potencial para terem sido escolhidos em posições altas.

FacebookTwitterFacebook MessengerWhatsAppShare
Daniel Pinheiro

Daniel Pinheiro

Amante de todos os esportes, mas com uma queda grande pelo basquete. Pratica o esporte desde os 12 anos e chegou a integrar as categorias de base do Vasco da Gama. No meio do caminho conheceu sua outra paixão: o jornalismo. E agora, na equipe da RISE tem a oportunidade de conciliar esses dois amores. É o típico flamenguista chato. Também é torcedor dos Lakers, viúva do Kobe Bryant e fã-boy do Carmelo Anthony. No futebol americano, costuma sofrer com os Cowboys. Atualmente faz parte do time de basquete da Atlética de Comunicação e da SeleUFF.



Related Articles

No retorno de Nezinho, Vasco tem 1º quarto arrasador e atropela o LSB no Rio

O armador Nezinho teve boa atuação e liderou a vitória do Vasco. (Foto: Paulo Fernandes/vascodagama) Confronto ocorreu em horário inusitado por

Copa América: renovação na Seleção Brasileira

Jogadores convocados para a semana de preparação da Copa América (Foto: CBB) Primeira convocação oficial de Cesar Guidetti demonstra a nova

Bauru vira a série e conquista título inédito do NBB

Elenco do Bauru comemora título inédito (Foto: Divulgação/NBB) Após ficar com dois vice-campeonatos seguidos enfrentando o Flamengo, o Bauru conseguiu

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*

error: Couteúdo protegido