Breaking News

  • No posts were found

Champions: até onde vão os franceses?

Champions: até onde vão os franceses?
FacebookTwitterFacebook MessengerWhatsAppShare

Franceses estreiam na Champions buscando entender até onde podem chegar na competição (Foto: AFP)

PSG aposta na posse de bola, faz ótimo primeiro tempo e tritura o Celtic; Monaco vê no protagonismo de Falcao a manutenção das boas atuações

 

O primeiro jogo do Paris Saint-Germain na UEFA Champions League foi excelente – sobretudo o primeiro tempo. Na goleada de 5 a 0 aplicada sobre o Celtic em Glasglow, o PSG teve o controle do jogo e apostou muito nas associações de Neymar, Mbappé, Cavani e Rabiot: toques rápidos e muitas infiltrações na área inimiga. Neymar, como havíamos constatado no pré-jogo de Metz x PSG, atuou livre, muitas vezes virando um articulador e buscando a virada de jo go para Mbappé e Dani Alves.O time escocês ameaçou em alguns contra-ataques e fez Aréola trabalhar. O meia central Adrien Rabiot fez ótima partida, marcou, construiu jogo e ainda deu uma assistência para Neymar; Mbappé e Neymar marcaram um cada; Cavani fez dois e Lustig marcou contra.

O trio de ataque mais badalado do momento

O trio de ataque mais badalado do mundo (Foto: EveningStandard)

Neymar: um híbrido de 10 e 11

O brasileiro cada vez mais se consolida como um meia habilidoso, driblador, mas com bom passe e boa visão de jogo. Neymar, no Barcelona, tinha aquele posicionamento mais preso pelo lado esquerdo, sem muitas (o nenhuma) trocas de lado com Messi. Essa nova faceta do brasileiro pode ser muito benéfica para Edinson Cavani, que será abastecido por ótimos passadores, além de Neymar – passadores que terão olhares diferentes de cada canto do campo. A diferença que o brasileiro faz pode ser exatamente o que o PSG precisava para conseguir a tão sonhada “Orelhuda”: o camisa 10 empurra o time para frente e já assume sua responsabilidade em campo. O jogador mais caro da história tem tudo para ser o símbolo de um time muito forte, o nome que, não só dá o retorno técnico, mas que faz o time ganhar um número gigantesco de seguidores no mundo. Neymar já tem 5 jogos pelo PSG e soma 5 gols e 5 assistências.

Monaco: Radamel Falcao e mais 10

falcao-gol-city-x-monaco

Falcao será suficiente para carregar o Monaco sozinho? (Foto: Getty Images)

Depois de uma campanha surpreendente do clube do principado na UEFA Champions League 2016-17 e da conquista da Ligue 1 na temporada passada, o Monaco foi talvez o clube mais afetado pela loucura do mercado. Após perdas pesadas como as de Bakayoko (Chelsea), Mendy e Bernardo Silva (Manchester City) e Mbappé (que saiu para o rival PSG), Les Rouge et Blancs medirão forças com o ascendente RB Leipzig, na Alemanha, pela primeira rodada desta edição da Champions.

Principal jogador do time, Falcão Garcia será o encarregado de liderar a equipe contra o Leipzig, tendo o auxílio de João Moutinho na construção do jogo. Após goleada sofrida contra o Nice, no sábado, o time do principado precisa dar uma resposta imediata para provar que os jogadores que saíram não são um problema tão grande para o técnico português Leonardo Jardim – e que a fatídica atuação contra o Nice foi um acidente de percurso. Para repor os desfalques, o Monaco trouxe, entre outros jogadores, Rachid Ghezzal (que chegou após fim do contrato com o Lyon), Stevan Jovetić (vindo da Inter de Milão) e o jovem Keita Baldé, de 22 anos (ex-Lazio). O atual campeão francês gastou 30 milhões de euros (R$ 114 milhões) para contratar o ponta senegalês.

De uma forma geral, Leonardo Jardim terá até mais opções de variação do que na temporada passada. No meio, Fabinho e Moutinho conseguem suprir a saída de Bakayoko; na lateral-esquerda, a solução já estava no elenco – o brasileiro Jorge, ex-Flamengo. Mas para as vagas Bernardo Silva e Mbappé ainda faltam substitutos à altura. A evolução dos jovens Tielemans e Lemar será de fundamental importância para o sucesso do time na temporada – assim como a de Keita, que é o jogador mais próximo de fazer uma função semelhante à de Mbappé.

O ataque continua rendendo: o time marcou 14 gols em 5 jogos pela Ligue 1. Mas a defesa tem sofrido gols demais para o nível do Campeonato Francês: foram 8 em 5 partidas – 4 só no último jogo. Assim segue o inconstante Monaco desta temporada, um time capaz de golear o Olympique Marseille por 6×1 dentro de seus domínios, mas perder para o Nice (na zona de rebaixamento) por 4×0 fora de seus domínios.

Prováveis escalações 

AS Monaco: Subašić, Sidibé, Glik, Jemerson e Jorge;
João Moutinho, Fabinho, Rony Lopes e Ghezzal;
Falcao e Jovetic.

RB Leipzig: Gulacsi; Bernardo, Willi Orban, Dayot Upamecano e Halstenberg;
Keita, Demme, Bruma e Sabitzer;
Timo Werner e Augustin

FacebookTwitterFacebook MessengerWhatsAppShare
RISE Esportes

RISE Esportes

Somos comunicadores. Jornalistas e publicitários. Mas antes de tudo, estudiosos - e apaixonados. Vivemos isso 24/7. Acreditamos no esporte como um fenômeno que transcende o lazer. Para nós, é mais que um jogo. É altruísmo, confiança, superação. É talento. Estilo de vida e ferramenta de transformação. E continua paixão. A RISE Esportes é uma iniciativa feita à várias mãos. Enxergamos a necessidade de uma reeducação na maneira como enxergamos o jogo. É isso que une pessoas tão diferentes. Nossa proposta é desenvolver um espaço de conversa e reflexão através de uma produção de conteúdo que adicione valor ao debate esportivo.



Related Articles

A competição que mais habla na Europa

O chute do primeiro gol de Messi na instituição ambulante Buffon (Foto: Reuters) Times espanhóis tiveram boas estreias e carregam

Raio-X: França forte nas competições europeias

Mônaco e Lyon tentam igualar o feito do Olympique Marseille de 1992-93  (Foto: lg1.fr) Time do principado surpreende na Champions

Curvem-se aos reis da Europa – Juventus 1 x 4 Real Madrid

Marcelo e Ramos comemorando em Cibeles (Foto: Real Madrid/divulgação) Juventus até equilibra o jogo no primeiro tempo, mas é varrida

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*

error: Couteúdo protegido