Copa América: renovação na Seleção Brasileira

by Daniel Pinheiro | 17 de agosto de 2017 18:23

FacebookLinkedInTwitterFacebook MessengerWhatsAppShare

Jogadores convocados para a semana de preparação da Copa América (Foto: CBB)

Primeira convocação oficial de Cesar Guidetti demonstra a nova fase brasileira no basquete

Na manhã desta quinta-feira, dia 17, saiu a lista de convocados do técnico Cesar Guidetti para a Copa América de Basquete. Os convocados foram:

Armadores: Fúlvio (Vasco), Davi Rossetto (Basquete Cearense) e Georginho (Houston Rockets – NBA)

Ala-Armadores: Danilo (Minas) e Jimmy (Mogi das Cruzes)

Alas: Bruno Caboclo (Toronto Raptors – NBA), Léo Meindl (Franca) e Lucas Dias (Paulistano)

Ala-Pivôs: Renan Lenz (Bauru) e Rafael Mineiro (Franca)

Pivôs: JP Batista (Flamengo) e Lucas Mariano (Brasília)

Para aqueles que não estão habituados no mundo da bola laranja surge a dúvida: onde estão os jogadores experientes do cenário nacional e os craques da NBA?

A Copa América não é uma das competições mais visadas, logo, dificilmente são convocados os melhores jogadores. O técnico recém-chegado Cesar Guidetti aproveitou a oportunidade para testar as novas promessas do basquete brasileiro sem deixar de lado a experiência.

Na armação temos dois excelentes jogadores, Davi Rossetto e Georginho – ainda em fase de testes na franquia de Houston). Muito rápidos e talentosos, porém inexperientes, os dois têm agora uma oportunidade de ouro para impressionar o novo técnico. Por outro lado, temos Fúlvio, muito experiente, com vasta bagagem no basquete nacional e que será um dos mentores do time. Provavelmente o titular da posição.

Como ala-armadores foram convocados mais dois jovens jogadores. Danilo fez um excelente NBB pela equipe do Minas. Com médias de 13.1 pontos e 2.4 assistências por partida, o jogador é cotado para reforçar o Bauru na próxima temporada. Outro convocado para a posição, Jimmy também fez um bom NBB, mas ainda tem que melhorar muito para conseguir outras oportunidades na seleção principal.

Nas alas, Guidetti selecionou Caboclo, Léo Meindl e Lucas Dias. Caboclo é jogador dos Toronto Raptors da NBA, entretanto tem poucas oportunidades na franquia canadense, passando grande parte da temporada na Liga de Desenvolvimento americana. Caboclo é muito talentoso e é excelente pontuador, provavelmente será a primeira opção de passe nessa seleção. Léo Meindl foi titular absoluto da forte equipe de Bauru na campanha do título no último NBB. Apesar da pouca idade, Léo já tem certa experiência e será muito útil nessa Copa América. Já Lucas Dias, teve uma excelente reta final de NBB pelo Paulistano. Com médias de 12.7 pontos e 4.5 rebotes por jogo, Lucas ajudou sua equipe a chegar até a final do campeonato, onde perderam para Bauru numa série muito disputada.

Como ala-pivôs temos dois jogadores um pouco mais experientes. Rafael Mineiro disputou o último NBB pelo Flamengo e teve atuações muito inconsistentes. Não é um jogador muito eficiente ofensivamente, porém é muito útil quando se trata de fazer o “trabalho sujo”, pegando rebotes e fazendo bloqueios. Outro convocado para a posição, Renan Lenz jogou a última temporada pela equipe do Pinheiros e ganhou a oportunidade da vida nessa convocação. Também com atuações bem inconsistentes, Renan chega para ajudar Mineiro no “trabalho sujo”.

Para fazer a função de pivô, Guidetti chamou JP Batista e Lucas Mariano. Com 2,06 metros e 120 quilos, JP Batista fez um NBB um pouco abaixo do que ele pode oferecer. Seu primeiro turno foi bem fraco e com problemas na balança,  e no segundo turno teve que correr atrás do prejuízo, terminando o campeonato com médias de 11.5 pontos e 6.2 rebotes. Já Lucas Mariano fez um NBB com atuações bem consistentes. O pivô foi um dos principais jogadores da equipe de Brasília na última temporada e terminou com médias de 18.1 pontos e 6.5 rebotes por partida. Lucas é cotado para reforçar o Flamengo na próxima temporada.

Cesar Guidetti conseguiu montar uma boa seleção dentro do que ele tinha para trabalhar, mesclando bem juventude com experiência. O provável quinteto titular da seleção brasileira na Copa América é Fúlvio, Danilo, Bruno Caboclo, Rafael Mineiro e Lucas Mariano.

Nos últimos dois dias (15 e 16) a seleção realizou dois jogos amistosos contra Camarões, ganhando as duas partidas por 91 x 72 e 70 x 62 respectivamente. Depois da semana de preparação e dos amistosos a comissão técnica cortou sete jogadores para fechar a lista final. Os dispensados foram Arthur Pecos (Flamengo), Alexey (Franca), Deryk (Brasília), Arthur Bernardi (Pinheiros), Antonio (Franca), Gemerson (Pinheiros) e Wesley Sena (Mogi das Cruzes).

A Copa América terá início no dia 25 desse mês.

FacebookLinkedInTwitterFacebook MessengerWhatsAppShare

Source URL: http://risesportes.com.br/2017/08/17/copa-america-brasil-basquete/