Raio-X: França forte nas competições europeias

Raio-X: França forte nas competições europeias

Mônaco e Lyon tentam igualar o feito do Olympique Marseille de 1992-93  (Foto: lg1.fr)

Time do principado surpreende na Champions e Lyon tem na Liga Europa a salvação da temporada

Champions League – AS Monaco

Atual líder da Ligue 1, o Mônaco iniciou sua caminhada na Champions League contra o Fenerbahçe, ainda na fase de playoffs da principal competição da Europa. O time francês perdeu a primeira partida para os turcos por 2 a 1 fora de casa, mas reverteu o placar dentro do principado, vencendo por 3 a 1 e se classificando para a fase seguinte de qualificação.

Antes de entrar na fase de grupos da Champions, o Mônaco preciso encarar ainda o Villareal, da Espanha. O Submarino Amarelo não foi páreo para os franceses, que com um time jovem e talentoso, triunfaram por 2 a 1 na Espanha e venceram também o jogo de volta, por 1 a 0.

Na fase de grupos, o time do principado manteve o bom rendimento e já estreou com uma bela vitória contra Tottenham, em Wembley, por 2 a 1, com gols de Bernardo Silva e Lemar. Na segunda rodada, empatou em casa com o Bayer Leverkusen, por 1 a 1, no que parecia ser um resultado ruim para as pretensões da equipe. Chegou à terceira rodada e empatou por 1 a 1 com o CSKA, na Rússia. Nas rodadas 4 e 5, o Mônaco venceu o CSKA por 3 a 0 e o Tottenham por 2 a 1, ficando assim muito perto da classificação para as oitavas de final da Champions. Na última rodada da fase de grupos, o Mônaco perdeu por 3 a 0 do Leverkusen, um resultado fora da curva, mas que não impediu sua classificação.

Depois do City, Mônaco vai tentar a classificação contra o Dortmund (Foto: TV5 Monde)

Nas oitavas, os franceses pegaram o Manchester City, de Pep Guardiola, e perderam a primeira partida, na Inglaterra, por 5 a 3, em jogo muito movimentado. Falcão Garcia foi o grande nome do jogo, perdeu um pênalti, fez dois gols (um deles por cobertura), tendo participação ativa na peleja. No joga de volta, o time vermelho e branco foi buscar o resultado e já abria 2 a 0 com 30 minutos de jogo, gols de Fabinho e Kylian Mbappé. No segundo tempo, o City descontou com Leroy Sané, mas o volante Tiemoué Bakayoko fez o terceiro e colocou o time nas quartas de final.

Nessa fase, teremos o confronto entre Mônaco e Borussia Dortmund, dois dos ataques que mais marcaram na temporada. Os times nunca se enfrentaram em uma competição europeia. O Mônaco desfruta de um Falcão Garcia vivendo excelente fase, com 4 gols em 4 jogos pela Champions e liderando jovens valores do time francês, como Bernardo Silva (22 anos), Tiemoué Bakayoko (22 anos), Kylian Mbappé (18 anos), Thomas Lemar (21 anos) e o brasileiro Fabinho (23 anos).

O time do principado muito provavelmente atuará no 4-4-2 clássico do treinador Leonardo Jardim, com Mbappé encostando em Falcão Garcia no terço final do campo. A linha de 4 do meio é muito forte e na maioria das vezes conta com Bernardo Silva pela direita e Lemar pela esquerda, além de Fabinho e Babayoko no centro. A linha defensiva é geralmente montada por Djibril Sidibé pela lateral direita, Kamil Glik e Jemerson na zaga e Benjamin Mendy pela lateral esquerda. O time ainda conta com o excelente goleiro Subasic. Jardim dispõe sempre de ótimas opções no banco, como João Moutinho sendo o 12º jogador, sempre alternando a titularidade com Babayoko e Fabinho, além de Germain e o lateral Jorge, mais novo contratado junto ao Flamengo.

O primeiro jogo do confronto acontece hoje (11/04) no Signal Iduna Park, na Alemanha, às 15h45 (horário de Brasília).

Europa League – Olympique de Lyon

Após não conseguir a classificação para as oitavas da maior competição de clubes do mundo, o Lyon, terceiro no grupo da Champions, foi realocado na Europa League. Não se pode dizer que a eliminação foi um desastre, ainda mais em um grupo difícil, que continha a Juventus, o Sevilla (tricampeão da UEFA Europa League) e o não tão forte Dinamo Zagreb.

Diante do fracasso na Champions, o Lyon entrou forte no mercado de janeiro e trouxe a promessa holandesa do Manchester United, Memphis Depay. O clube francês pagou 16 milhões de euros, podendo desembolsar mais 9 milhões de euros, caso o jogador alcance algumas metas.

Com pouco tempo de Lyon, Memphis já é mais relevante do que no United (Foto: Eurosport)

O primeiro confronto do Lyon na Europa League foi contra o AZ Alkmaar, da Holanda, e, no agregado dos jogos de ida e volta, os franceses somaram 11 a 2, passando por cima do AZ e avançando para as oitavas da competição. E então, o Lyon teve um adversário de camisa muito pesada na Europa, a Roma. No jogo de ida, na França, o Lyon venceu por 4 a 2, em uma partida muito bem disputada pelos dois times. Essa partida quebrou um tabu, pois o Lyon não vencia um clube italiano desde 2009. Na segunda partida do confronto, no estádio Olímpico de Roma, o time da casa venceu o Lyon por 2 a 1, o que não foi o bastante para eliminar os visitantes, que seguiram para as quartas da competição.

O Besiktas, da Turquia, é o próximo adversário e para boter sucesso na empreitada, os franceses vão precisar muito do seu principal jogador: Alexandre Lacazette. O atacante jogou 37 partidas na temporada e marcou 29 gols. Lacazette deve sair ao final da temporada: o francês é o destaque do clube de Lyon e foi muito assediado nas últimas janelas de transferência.

Como supracitado, o Lyon foi ao mercado e trouxe Depay para o elenco – e o holandês dá uma ótima opção de velocidade e verticalidade ao time. A equipe varia 2 tipos de esquema, são eles: 4-3-3 e 4-5-1. O Lyon conta muito com o talento de Mathieu Valbuena no meio de campo – o baixinho é muito forte fisicamente e tem muita qualidade de passe e infiltração na área adversária. Quando o treinador Bruno Genésio optar pelo ofensivo 4-3-3, o time contará com um trio ofensivo muito forte e capaz de decidir partidas. O esquema do atual 4º colocado na Ligue 1, aliás, deve ser este e a provável escalação deve contar com: Anthony Lopes; Rafael, Yanga-Mbiwa, Mouctar Diakhaby e Jérémy Morel; Lucas Tousart, Corentin Tolisso e Nabil Fekir; Memphis Depay, Valbuena e Lacazette.

O primeiro jogo do confronto será na casa dos franceses, no Stade de Gerland, no dia 13/04, às 16h05 (horário de Brasília).

Michel Pereira

Michel Pereira

Estudante de jornalismo, louco por futebol e cinema.



Related Articles

Ninguém larga o osso

Depois de 3 jogos, trio MSN volta a entrar junto e não decepciona (foto: Barcelona/ divulgação) Briga de cachorro grande

Cinco vezes Bayern: quem irá parar os bávaros?

Festa na Baviera com o quinto título seguido do Bayern (Foto: Reprodução/Twitter) Com goleada incrível sobre o Wolfsburg, a equipe

Alívio na Baviera, frustração em Leipzig: a 30ª rodada da Bundesliga

Mais uma vez abaixo das expectativas, Bayern de Ancelotti fica no empate com Mainz (Foto: Reuters) Após eliminação para o

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*

error: Couteúdo protegido